GL PROMO
Próximas Provas

Descritivo 21K DISCOVER TRAIL - Palmeira

Discover Trail vem para a 3ª edição em Palmeira na Nossa Senhora das Pedras!

Neste descritivo você poderá sanar as suas dúvidas sobre o trajeto, receber algumas dicas preciosas e até conhecer um pouco mais sobre a região.

- Com 21.5K e Altimetria Positiva Acumulada de 950m e 90% de seu trajeto em trilhas, consideramos o melhor "conjunto de obra" de todas as etapas.

Na primeira edição o vencedor entre os homens terminou com 2h15m e 2h44m entre as mulheres.

Antes de qualquer coisa, lembre-se sempre de NÃO TIRAR OS OLHOS DAS FITAS! Não existe um trecho da trilha sem estar fitado e SEMPRE COM AS FITAS NA SUA MÃO DIREITA.

É de sua total responsabilidade guiar-se e seguir as marcações do trajeto, por isso EVITE ao máximo seguir o colega a sua frente. Quase TODAS as vezes que alguém erra o percurso, por desatenção à marcação, leva mais alguns seguidores em fila indiana junto consigo.

- SEMPRE dê passagem para atletas mais rápidos vindo de trás nos trechos de SINGLE TRACK e seja educado na sua vez de ultrapassar. Pedir licença em vez de gritar “sai da frente” funciona melhor para ganhar passagem.

Leia o trajeto antecipadamente e ache um local para dar passagem ou ultrapassar. Essa é a CULTURA TRAIL e é assim que funciona com pessoas maduras e educadas. Comece a praticá-la desde já.

- Largada na Nossa Senhora das Pedras, saindo sentido portão de entrada, virando para esquerda e com quase 2K de estrada de chão, para dar vazão e nivelar os corredores, entrará na primeira trilha, a do cemitério.

Nesse ponto estará o 1⁰ de três pontos de hidratação na distância. Lembre-se de levar o seu próprio sistema de hidratação.
Os copos plásticos estão sendo banidos de todas as provas em trilhas pelo mundo. Assim garantimos uma melhor qualidade e segurança, além de preservamos a natureza que tanto amamos, evitando ao máximo problemas com lixos jogados na natureza.

- Curva dupla pra esquerda, que seguirá por mais de 1K margeando plantações e árvores de reflorestamento, até descer por uma trilha mais técnica com pedras mata adentro.

- Com menos de 4K seguirá RETO na primeira divisória, mantendo-se na trilha principal. Calma que é cedo para pensar no KM final da sua prova e terminar como nas outras distâncias.

- Continua reto, desce, zig-zag, leve direita e cruza o rio. Entra em outra trilha a frente, passa do lado de um lago pantanoso e logo ali no 5K terá a segunda divisória, seguindo para esquerda dessa vez.

Lembre-se dessa bifurcação, pois estará entrando no trecho exclusivo da longa e voltará neste mesmo local. Isso mesmo, será um trecho de mão dupla até o KM8.

- Cruze o rio e siga pela trilha por 300m até cruzar novamente o mesmo rio entrando em uma trilha antiga e pouco conhecida antes da 1ª edição. Ela mudou bastante nos últimos anos, mas continua sendo muito gostosa de se fazer e praticamente sem nenhuma bifurcação.

- Costumo olhar sempre para trás em tempos em tempos para decorar a trilha nos dois sentidos, contando rios, procurando árvores e pedras diferentes, sequência de subidas/descidas e tipos de terrenos para poder otimizar minha volta e “render” mais. Aposto que irá funcionar com você e irá curtir mais um pouco o visual.

- 1.5K com trechos de subida e plano, algumas onduladas até o Km8 na bifurcação onde irá passar reto. Segue ondulando terreno por mais 1K entrando enfim na descida da trilha dos limoeiros, a preferida desta distância.

- Dizem que para fazer uma prova Trail você precisa ser mais forte que um “corredor normal” para conseguir terminar uma prova mais longa. Mas é nas descidas que se decide uma prova!

- Descida termina perto do Km10 e isso significa que estará chegando na 2ª hidratação. Reabasteça e respire fundo.

- 1.5K de subida e D+180m depois chegará no Staff da bifurcação na mão dupla. Ele é o nosso ponto de controle para certificarmos que você foi até o final da prova antes de retornar.

- Retorne por onde veio por 3K, dois cruzos de rio e chegará na 2ª divisória, lembra?

- Vamos para a esquerda nessa trilha apelidada carinhosamente da “Trilha das Borboletas”. A 1ª vez que corri nela, não queria ir embora, tomando cuidado para não “atropelar” nenhuma delas. Geralmente logo após ao meio dia a trilha fica tomada por elas.

- Quase 2,5K de subida depois e sairá numa estrada rural, descendo para direita somente por 130m para poder recarregar seu equipamento de hidratação no 3⁰ e último ponto de hidratação e adentrar novamente em mais uma trilha para direita.

- 3K de pura diversão, mais descendo do que subindo, cruzando alguns rios, com uma subida um pouco mais desafiadora no final desse trecho, virando então a direita e 100m depois chegando na tal da 1ª divisória.

Desce em um bambuzal, árvores e até por cima de um tronco, até o rio da Santa.

- Esse é o trecho mais técnico e onde exige maior concentração. Não deixe o cansaço da prova lhe dominar! Cruzos de rio, por vezes seguindo adentro dele, subida com auxílio de corda, trilha single track, desce, sobe de novo, um último cruzo de rio e enfim uma subida curta, mas memorável, até a base da prova.

- Saiu da trilha? Aquela agradecida para a santa antes de correr para a linha de chegada, pois você merece!

Leia também

Receba as novidades por e-mail