Descritivo do Percurso 12km - Discover Trail Morretes 2019

Eventos 2019

Descritivo do Percurso 12km - Discover Trail Morretes 2019

 



A 15ª Edição da Discover Trail desembarca rumo às trilhas históricas do Parque Marumbi.



Vamos detalhar o percurso da distância média agora, para “lacrar” no dia do evento.



Na distância média só teremos alguns ajustes de entrada e saída das trilhas perto dos trilhos de trem, mas a base continua praticamente a mesma. Antes disso, vale o lembrete:



NÃO joguem NADA nas trilhas! Nem o mini plástico da pontinha do seu gel que você abriu com o dente, ou aquele papel de bala ou seja lá o que estiver com você. E não, não é educado ou “pensar no meio ambiente” deixar seu gel usado preso numa fita ou jogados no pé de uma placa de sinalização. Nossa função principal é para com sua saúde, segurança e diversão. Cabe a você, educação e preocupação com o meio ambiente.



Essa etapa ocorre em uma área de preservação ambiental e todos os DANOS causados na trilha e seu tempo de recuperação SÃO reportados pós-prova. Se estamos voltando para um novo evento, significa que fizemos tudo que precisava ser feito. Vamos continuar assim para que esse evento continue. 



Relembrando que NÃO SERÁ FORNECIDA hidratação de meio de percurso (somente chegada e largada) por conta dos copos plásticos e o risco/dano ambiental do mesmo. É fortemente recomendável utilizar hidratação própria.



Também está PROIBIDA a utilização de FONES DE OUVIDO, para a sua segurança. Por último, leve sua lanterna para passar o túnel de forma mais confortável.



- Agora sim, vamos aos números. 11,5K com 520m de desnível positivo, somente 2,5K de estradas de chão, trilhas com pouquíssimo uso e 25% a menos de altimetria em relação à Bateias, uma prova desafiadora mas na medida certa. Ano passado os vencedores terminaram em 1h11m e 1h41m no masculino e feminino respectivamente.



Lembre-se sempre de NÃO TIRAR OS OLHOS DAS FITAS! Não existe um trecho da trilha sem estar fitado e SEMPRE COM AS FITAS NA SUA MÃO DIREITA.



São trilhas mais técnicas e menos utilizadas desta vez, então tenha uma atenção redobrada e lembre-se que é responsabilidade sua guiar-se pelo percurso, logo NUNCA vá no embalo do colega da frente, pois se ele erra, você erra junto. Ele pode nem ser mais rápido que você e só estar na sua frente porque não está tendo o mesmo cuidado com a parte mais importante do trail run, a leitura do trajeto. Se não tem fita, VOLTE E REFAÇA o percurso a partir da última fita visualizada.



- Largada na igreja de Porto de Cima, virando à direita com 2K de estrada de chão sentido Estrada do Itupava até entrar no santuário e iniciar a single track.



- SINGLE TRACK tem esse nome pois teoricamente só passa uma pessoa por vez. Logo, seja cordial, dê passagem para o colega. Pergunte se quer passar e leia o trajeto, achando um ponto que consiga ir um pouco pro lado. Acredite se quiser, essa É A CULTURA TRAIL e é assim que funciona em eventos com pessoas maduras no seguimento. Comece a praticá-la desde já.



- Com 400m a single track começa a afunilar, mas sempre com trechos com curvas, terreno ondulando, árvores e obstáculos naturais pelo caminho.



- Passando por um rio, começará a primeira subida forte da prova. Viu a cachoeira? Cordas e então, antes de começar a descer chegará na bifurcação de divisória da prova curta com a média, seguindo para a trilha da DIREITA.



- Essas trilhas são utilizadas há anos pelos moradores da região para acessar as estações de trem, mas pouquíssimas pessoas conhecem, pois saem de terrenos particulares.



- É legal a forma como esses moradores se referem a cada trecho/trilha da região. Trilha da mamona (não a “comercial” dos trilhos e sim a original), trilha do pneu, trilha dos guardas e por aí vai. Até hoje eu não achei o tal do pneu, que juram estar lá...



- Sempre subindo mas de forma “corrível”, passará pela linha de luz, por rios, por cima de um túnel (e nem perceberá), cruzará um trilho chegando numa subida mais forte para o então famoso túnel desativado! 300m de túnel dando aquele sentimento de estar em um filme de ação. Ligue sua lanterna. Muita atenção onde pisam neste trecho pois o terreno é todo ondulado por conta do antigo trilho que ali existia.



- Antes de voltar sentido a base, não esqueça do marcador de percurso, um rabicó com o staff na entrada do túnel, pois sem ela não comprovará sua ida até a parte extrema do percurso, sendo então desclassificado.



- Com quase 8K de prova começa uma descida muito técnica. Trechos de subida separam os bem condicionados dos nem tanto, mas uma descida técnica define os campeões do evento! Exige muita habilidade (e uma pitada de loucura) para fazer uma boa descida, mas tenha CALMA principalmente se estiver chovendo, pois assim como pode definir sua prova, pode lhe tirar dela. O tênis certo pode fazer muita diferença aqui também.



- Quando passar pela linha de luz novamente, saberá que falta menos de 2K para o fim da prova.



- Praticamente pelo percurso todo existem passagens por rios e pequenos riachos, mas são os que você passará no fim da prova que exigem maior cuidado.



- Por fim, saímos do single em um terreno particular, correndo em grama e trechos mais abertos, até então fechar os últimos 500m na estrada de chão rumo ao pórtico e à sensação de dever cumprido.



Compartilhe esse dia histórico com seus amigos! #DiscoverTrail #GLPromo #Marumbi #12K #17/08



Eventos anteriores