Descritivo do Percurso 19km - Discover Trail Bateias 2019

Eventos 2019

Descritivo do Percurso 19km - Discover Trail Bateias 2019

 



Discover Trail Bateias, distância longa! Essa distância é um caso de amor e ódio, mas quanto maior o sacrifício, maior a recompensa, pode ter certeza.



- Com quase 19K e 1150m de desnível positivo, com menos de 3K de estradas rurais e praticamente o tempo todo em trilhas.



- Antes de qualquer coisa, lembre-se sempre de NÃO TIRAR OS OLHOS DAS FITAS! Não existe um trecho da trilha sem estar fitado e SEMPRE COM AS FITAS NA SUA MÃO DIREITA. São trilhas fáceis de se guiar, mas no trail run, qualquer descuido pode lhe tirar do prumo e da prova. Confie na SUA interpretação do trajeto e NUNCA vá na onda da pessoa da frente. Se ela erra, você erra junto. Não tem fita, VOLTE E REFAÇA o percurso a partir da última fita visualizada.



- Largada no topo do morro, virando à esquerda na única estrada de chão da prova, numa descida um pouco íngreme e com pedrinhas um pouco escorregadias. Então muita atenção nessa hora;



- Com 800m a estrada começa a se afunilar, seria quase um double track em vez de single, e 300m depois a primeira curva entrando definitivamente no que irá encontrar praticamente a prova toda, single track!



- Vale frisar: SINGLE TRACK tem esse nome pois teoricamente só passa uma pessoa por vez. Logo, SEMPRE seja cordial! Tem alguém atrás de você? Pergunte pra ele se quer passar. Se sim, leia o trajeto e ache um ponto que consiga ir um pouco pro lado e dê passagem! E se não tiver, pare e vire de lado, deixe-o passar e continue. Essa É A CULTURA TRAIL que tal começar a praticá-la desde já?!?



- Sinceramente não tem como dizer os detalhes de uma prova com tantas trilhas assim. Perdi as contas de quantos rios/riachos irá cruzar, de quantos sobe e desce, curvas e etc. Vale cada passo percorrido, cada gota de suor derramado.



- Podemos pensar na prova dividida em três Us no gráfico de altimetria, com a primeira parte descendo mais do que subindo, a segunda subindo mais do que descendo e a última com tudo de uma vez só.



- Se pretende terminar a prova, precisará chegar no KM13 com no máximo 2h45m. Ano passado foram 15 minutos a menos. Não deixaremos ninguém continuar na prova depois desse tempo pois o mesmo não terá condições de terminá-la no tempo limite de 4 horas e 30 minutos, meia hora a mais também.  



Vamos pensar nos Us novamente.



- Chegue no 6,5K próximo de 1h10m;



- Terá mais de 1h20m pro segundo U com maior altimetria até a linha de corte. Deixe os 15 minutos extras desse ano como uma “rebarba” caso algo saia fora do planejado;



- Restam mais de 2h30m para os quase 6K finais após o corte.



- Com quase 3,5K de prova, logo depois de cruzar um rio, terá a divisória de percurso (13K segue reto!);



- Logo na subida a seguir a single abrirá mais em uma estrada que só carro 4x4 consegue chegar;



- Com 6K chegamos no primeiro ponto de REFIL de hidratação, sendo o segundo com 12K depois da cachoeira e terceiro com 13K no ponto de corte. PRESTE BEM A ATENÇÃO.  Para TODAS as distâncias, 7km, 13km e 19km é recomendado o uso de hidratação própria. Na distância longa é OBRIGATÓRIO! Utilizaremos recarga (refil) nos pontos de hidratação, onde o participante deverá ter seu próprio recipiente para reabastecimento (NÃO HAVERÁ COPINHOS DESCARTÁVEIS NO PONTO DE RECARGA).



- Pensando na preservação da natureza, temos a obrigação de dar o exemplo, lixo em nenhum lugar! 



- RESPEITE E PRESERVE A NATUREZA! ;)



-  Passando nem 1K da hidratação, o percurso entrará nos pinus novamente para seguir “ondulando” em mais single tracks! Pinus, bambuzal, banhado, sobe, desce, vira, e a diversão continua até a segunda e última hidratação comentada anteriormente.



- O Salto Boa Vista estará lhe esperando 400m depois da segunda hidratação chegando por trás dele numa trilha virgem. Recarregue suas energias pois irá precisar para as duas últimas subidas antes do corte. A trilha da cachoeira saindo pela frente e, enfim, 800m da subida que faz jus à inclinação máxima prevista aproximada de 41%.



- Saímos de dentro dos pinus quase no pórtico de chegada, MAS CALMA que ainda não é hora. Ponto de hidratação e SE chegou no tempo do corte, seguirá pros fundos do terreno novamente. Uma trilha lateral que o levará até a primeira single utilizada na prova por mais 1K até seguir para trilhas “frescas”, atoleiro, casa no meio do nada, passagens por rios, e enfim a famosa subida do Vale dos Dinossauros!



- Prometo que será o seu 1Km mais lento da sua vida ;) (vai entender o amor e ódio dito no início do texto).



- Venceu a subida? Não se esqueça de pegar o rabicó para registrar tal fato, e validar sua ida até a parte mais dura da prova. Sem ele será desclassificado.



- Segue reto para os últimos 200m de subida para enfim ser levado por uma leve descida rumo a linha de chegada! Que dia hein, comemore, pois você merece!



#DiscoverTrail #GLPromo #Bateias #19K #09/06



 



Eventos anteriores