Descritivo do Percurso 30km - Discover Trail SLP 2019

Eventos 2019

Descritivo do Percurso 30km - Discover Trail SLP 2019

 



Saideira do ano! Discover Trail SLP 2019. Pensou no bendito morro da vaca nos 25K? Se preparou bastante dessa vez? Então a distância “treinou” também e virou 30K!



Brincadeira a parte, leia todo o descritivo antes para entender e se preparar melhor para o desafio.



Mas antes de qualquer coisa, não custa relembrar: NÃO TIRAR OS OLHOS DAS FITAS! Não existe um trecho da trilha sem estar fitado e SEMPRE COM AS FITAS NA SUA MÃO DIREITA.



No mundo do “Trail Run”, a orientação sempre contará muito para um bom desempenho na prova e uma boa leitura do terreno, trajeto e colegas ao seu redor, podem fazer a diferença entre ganhar uma premiação, se perder, se machucar ou faltar respeito com colegas em trechos com single track.



SINGLE TRACK tem esse nome pois teoricamente só passa uma pessoa por vez. Logo, SEMPRE seja cordial! Tem alguém atrás de você? Pergunte pra ele se quer passar. Ache um ponto que consiga ir um pouco pro lado e dê passagem! E se não tiver, pare e vire de lado, deixe-o passar e continue. Acredite se quiser, essa É A CULTURA TRAIL e é assim que funciona em eventos com distâncias longas e pessoas maduras no seguimento. Comece a praticá-la desde já.



Então repito, se não tem fita, VOLTE E REFAÇA o percurso a partir da última fita visualizada. É sua obrigação seguir a marcação. Se alguém pediu licença, DEIXE-O(A) PASSAR.



Comece pensando que a distância mostrada pelo Google Earth foi de 28.8K com D+1220m, mas não se esqueça que ele não consegue analisar fielmente o que acontece “embaixo das árvores” e que cada GPS varia conforme modelo e principalmente ritmo da pessoa. Por isso sempre anunciamos um pouco a mais do que o previsto e colocamos placas de KM utilizando geolocalização.



- Largada no CTG e com 700m sairá pela estrada lateral e 1,5K depois estará na Estrada da Faxina que é uma das estradas de chão mais bonita e gostosa de correr, principalmente nesse sentido (descendo) praticamente inteira rodeada de árvores em seu trajeto.



- Segue até o 6.5K da prova, já podendo ver a famosa subida do morro da vaca ao seu lado direito.



- Fará a subida do morro pelo lado esquerdo dele, mas quando estiver descendo pelo outro lado, entrará numa trilha para esquerda, saindo direto no rio da cachoeira do pedágio, um dos lugares mais bonitos.



- Esse trecho é um dos mais técnicos da prova, com muitas rochas, seguindo por mais ou menos 400m pelo leito do rio no sentido contrário do fluxo dele, até subir por uma trilha íngreme do lado direito, que seguirá até a parte mais alta desse lado do cânyon.



- Com mais de 9K de prova, já na parte alta, passará por single track, outra mais larga, pasto, rio, trilha fechada, nascente, campo aberto com grama alta, uma variedade enorme de tipos de terreno igual ano passado até o 12K.



- O trecho novo começa aí, continuando se afastando do cânyon até uma estrada do 13K (primeiro ponto de refil de hidratação) ao 15K, ponto mais extremo da prova e local do ponto de controle, onde comprovará sua passagem por ali.



- Continuará por campo aberto beirando o cânyon com a vista mais bonita de toda a prova por alguns quilômetros, “beliscando” algumas trilhas como no 16,5K e 17,5K até uma nova descida bem íngreme pelo terreno dos mórmons no 18K.



- Voltando para a estrada da faxina, seguirá para esquerda por 600m até a entrada das trilhas sentido a pousada Varshana, então a sua direita.



- Nesse ponto (20K) da prova, temos o segundo ponto de hidratação e o PONTO DE CORTE. SEU TEMPO LIMITE PARA CHEGAR NESSE PONTO É DE 4:15 HORAS.



- O tempo total de conclusão da prova foi estipulado em 7Hrs e, SE você não chegar antes disso (4hrs do corte) nesse ponto, pensando no fator de cansaço acumulado da prova, não conseguirá concluir a tempo as trilhas do Varshana, igualmente duras por sinal.



- Respeite as normas estipuladas, elas são para a integridade física dos “Discover Runners”.



- Passou no corte e recarregou sua água? Vamos seguir caminho!



- Se olhar bem a altimetria, vai perceber que metade dos 1224m de ganho positivo da prova estão nos 4K seguintes, que irei dividir no descritivo aqui em três partes.



- A primeira, um trecho “corrível” com subidas não tão íngremes por mais de 1K, e um trecho técnico mais plano. Desce então até uma toca exótica e segue por mais 400m até uma passagem de rio raso.



- A segunda marca a primeira subida com auxílio de cordas. É a trilha que dará acesso à Pousada Varshana. Fará um M com duas subidas que dificilmente alguém irá corrê-las, cruzando por um segundo rio entra as duas.



- Você vai achar que a primeira perna do M passou, mas continuará subindo depois de algumas curvas. O rio é a referência, não se esqueça. Aliás, a segunda subida, logo após os xaxins, é sempre um local de reflexão (o que que estou fazendo aqui?) rsrs.



- A terceira parte desse trecho começa entrando na Pousada Varshana, com a terceira passagem de rio (se tiver com tempo, aprecie a cachoeira no seu lado esquerdo). Por quase 1K, sobe a trilha da cachoeira, sobe a trilha do pomar, sobe o campo aberto das cadeiras (olhe para trás e veja o lindo visual).



- Na saída do Varshana temos o último ponto refil de hidratação (24K). Uma breve subida de estrada de chão e 2K depois entrará no CTG pelos fundos, pegando trilhas e áreas de campo do trecho final da distância curta.



- Árvores, uma vista de um mini cânion do lado esquerdo, trilhas, estrada de grama com uma descida gostosa de fazer com uma virada brusca para a direita sentido à última trilha no Km final da prova.



- Por último, mas não menos importante, reforçamos que É OBRIGATÓRIO O USO DE HIDRATAÇÃO PRÓPRIA na distância longa, sendo três pontos de REFIL para sua hidratação, no 13K, 20K e 24K e está terminantemente proibido o descarte de QUALQUER resíduo no meio do percurso.



- PRESERVE A NATUREZA! https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/fb0/1.5/16/1f609.png;)



“Não deixe nada para trás, além de suas pegadas. Não leve nada consigo, além de suas lembranças.”



Morro da vaca, rio do pedágio, campos abertos, trilhas, tocas e tudo mais lhe aguardam no dia 20!



Eventos anteriores